Esfirra (chef Álvaro Rodrigues)

Parece uma receita batida, até eu já tenho uma no blog, mas a facilidade de trabalhar e a delicia que resulta essa massa eu te digo que vale a pena experimentar. 

Já faço ela por aqui há muitos anos, peguei no programa da Ana Maria Braga e a receita é do chef Álvaro Rodrigues que agora tem um canal no YouTube com várias dicas e receitas maravilhosas. 

Ingredientes:

Massa

- 10 gramas de fermento biológico seco
- 1colher de sopa de açúcar 
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de água morna 
- 1/3  de xícara de óleo de milho
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de sal
- 500 gramas de farinha de trigo branca (aproximadamente)

Recheio (fiz algumas alterações na receita adaptando ao nosso paladar).

- 500 gramas de carne moída
- 2 dois dentes de alho picadinho
- 1 cebola grande picada em cubos pequenos
- 1 pimenta dedo de moça 
- caldo de um limão
- cheiro verde
- cominho em grãos

Misturar td e levar para a geladeira pra curtir o tempero, depois desse tempo deixar por mais duas horas na geladeira dentro de uma peneira.

A massa eu fiz usando a batedeira. Coloquei todos os ingredientes pra bater ( menos a farinha) usando a raquete da batedeira até ficaram uma mistura Homogênea,  nessa hora acrescentei metade da farinha e deixei bater até incorporar e aí fui acrescentando o restante da farinha aos pouco até a massa desgrudar das laterais da batedeira. ( normalmente sobra uma 50 gramas mais ou menos de farinha, pode variar)

Levei a massa para um tapete de silicone e dividir em bolinhas, no meu caso rendeu 24 unidades, mas pode variar dependendo do tamanho que vc queira.


Terminei de fazer as bolinhas e já comecei abri-las com o rolo e fui recheando. 


Completei a primeira assadeira , pincelei com uma gema e já levei ao forno que estava pré-aquecido em 180 graus, assei até ficarem douradas (aproximadamente meia hora).

Faço  tudo na sequência sem precisar deixar crescer a massa. 

Fica bem leve e saborosa, o recheio pode variar de acordo com sua preferência. 

Bjs
Edi

Postagens mais visitadas