Levain - Assim nasceu meu Levain



  Foi durante a pandemia, época difícil de grandes mudanças, muitas perdas mas também época que pudemos adquirir vários hábitos que com certeza ficaram pra sempre nas nossas vidas e nas de muitas pessoas.

Por aqui uma das coisas que passeia a fazer com maior regularidade do que antes foi pães, tinha diversas receitas, conheci novas, mas foi devido a um problema de saúde que procurei aprender o "tal pão de fermentação natural".

Comecei a ter muita azia e já estava achando que tinha a famosa intolerância ao glúten, mas felizmente não era bem assim, meu organismo estava gritando sim, mas por ingerir pães e massas de fermentação rápida.

Tentei seguir alguns passo a passo da internet pra produzir o meu fermento, mas confesso que foram tentativas em vão, pois chegava uma hora que o "trem" não ia , foi aí que resolvi fazer um curso online da Nanda Beneditez para criar o meu levain.

Mesmo com o curso o trem parecia que não estava vingando, pedi socorro a uma amiga que produz os pães e ela com muito carinho me disse para não jogar e o meu fermento e tentar salvá-lo.

Foram mais três ou quatro dias e o meu menino já estava forte e ai nasceu meu primeiro pão, isso foi em novembro de 2020, de lá pra cá venho produzindo meus pães pelo menos uma vez por semana.

Precisa um bocadinho de paciência, carinho e dedicação mas é uma alegria ver que hoje consumo meus pães e até mesmo de vez em quando como alguns de fermentação rápida e nunca mais senti a tal da azia.

Aprendi fazer bolos, bolachas, panquecas e até mesmo broas usando o que chamamos de descarte do levain.

Faço além do pão rústico o pão petrópolis, pão de milho, pão pita, baguetes, pão australiano, ciabatta, panetones e colomba pascal, todos a base do levain.

Cuido com muito amor e carinho o meu levain, pois confesso que não saberia começar outro do zero...kkk..por isso vou dividir por aqui todas as receitas que faço, mas não peçam pra ensinar a fazer o tal do levain.

Segue a foto de alguns deles.

Espero que gostem.

Grata 

Edi


pão rústico


pão petrópolis


multigrãos





Postagens mais visitadas