terça-feira, 25 de junho de 2013

Tomate cereja seco

Por aqui somos apaixonados por tomate seco, uma perdição...kkk....vai bem na salada, no lanche, no macarrão,com petisco e onde mais a imaginação permitir.



O mocinho é calórico e caro então devemos consumir com moderação...kk....esses dias vi uma conserva no blog da Paty que me chamou atenção e lá fui euzinha dar a minha versão para o prato e sabe que foi aprovado...kkk...na verdade já estou fazendo pela terceira vez, mas havia esquecido de fotografar..kk.....primeiro dá uma chegadinha  AQUI na casa da Paty conferir a receita original, mas volta pra cá pra ver minha finalização, ok...kkk

Receita complicadíssima...kkk...corta-se os tomatinhos cerejas ao meio e coloca numa assadeira coberta com papel toalha, fiz uma cama dupla com o papel.  Salpiquei todos os tomates com sal, a primeira vez usei o sal grosso, mas acabou ....então nas outras duas vezes usei o sal fino mesmo e também salpiquei açúcar por cima
.

Levei ao forno baixo por aproximadamente 3 horas...kkk....ela indica 20 minutos para conserva...kk....como queria tomate seco deixei até secar...kkk



Aproveitei o forno e fiz junto um escabeche de pimentões, outro vício daqui de casa e que vale a pena experimentar, mas esse fica para outro post.

Coloquei em um vidro devidamente limpo. Aromatizei com galhos de manjericão e um dentinho de alho e completei com azeite até cobrir os tomates.



Adoro ter essas conservas na geladeira, facilita muito a nossa vida na hora de preparar um lanche ou uma bela salada.

Espero que curtam.

bjs
Edi

16 comentários:

  1. Olá! esta receita de tomatinho em conserva é realmente maravilhosa...aqui em casa coloco na salada e no belisquete de pão...adoro!!!
    Parabéns!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bom demais mesmo, pelo que Paty comentou no post dela, ela aprendeu com vc, né.

      Deve ser postagem mais antiga pois já estou te seguindo faz um bom tempo e não cheguei a vê-la por la.

      Obrigada pelo carinho
      bjs

      Excluir
  2. Hummmmmm! Esse eu não vou tentar, mas fico apreciando de longe!!!
    Agora quero receita com atum ou sardinha. To com latas paradas na despensa kkkkkkk

    Bjssss

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, adoro atum e sardinha. Não fazemos com frequência pois as crianças não curtem muito.
      bjs

      Excluir
  3. Adoro tomate seco Edi, de vez em quando faço aqui em casa também, gostei da ideia do manjericão e do alho, receitinha 10!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que deliciosa receita Edi, adoro tomate seco e de fato está bem caro por ai, e nada como ter uma tomate seco caseirinho. Adorei, excelente receita. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Também eu adoro esse tomate!
    É delicioso, sim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de tomate seco, principalmente na pizza e os tomatinhos cereja na salada são irresistíveis.
    Sua receitinha me deu água na boca... já pensando num lanchinho... humm...

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que só conheci essa receita agora! No verão deu tomatinhos cereja no quintal da minha mãe que foi de se perder, deu água na boca Edi malvada rs. Esse azeite é de oliva? Ah meu arroz ficou muito bom coloquei o gergelim na hora de comer, não fica visível mas fica bem crocante muito bom. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tb conheci faz pouco tempo essa receita e já virou vício...kkk...

      O azeite é de oliva sim.

      Vou experimentar o gergelim no arroz doce, adoro gergelim e deve mesmo ficar bom.

      bjs

      Excluir
  8. Edmara, eu sou uma negação na cozinha, já fiz tomate seco aqui em casa, mas achei que ficou estranho, ou seja: não secou direito, vc falou no meu blog que não achou a sanca aí, que pena, aqui tem bastante, só não coloco a sanca porque vai ficar muito caro, talvez em outro tempo, não agora, quando reformamos o banheiro a uns anos atras, colocamos sanca no banheiro, mas é de gesso, eu ainda não conhecia estas de isopor super praticas e muito mais barato e limpo. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de comentar, vc mudou o layout do blog, ficou mais bonito. Tem muitas meninas mudando, depois quando eu tiver com tempo vou mudar o meu, porque a gente vai mexer nisso tem que ter tempo e paciência. Um bj.

    ResponderExcluir
  10. Edi querida,
    Sou louca para fazer esse receita por aqui :)
    Quando fizer te aviso :)
    Xeroo

    ResponderExcluir
  11. Hum fez de novo, que delícia. Ainda tenho um pouco pronto..vou aproveitar o finde pra degustar..rsrs


    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  12. Olá.... Também sou louca por tomate seco!!!!

    E com tomatinho cereja deve ficar divido.
    Sempre fico com preguiça de fazer, pois é bem demorado!!!
    Mas acho que vou criar coragem depois que vi o seu... rsrsrs

    Obrigada por compartilhar,

    Beijinhos da Betta.

    www.tudoretalho.blogstpot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Betta faz mesmo que vc não vai se arrepender.
    Obrigada pela visita e pelo seu carinho
    bjs

    ResponderExcluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi