quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bolo recheado com brigadeiro de castanha de caju

No final de semana passada esta totalmente sem ideia para a sobremesa e o almoço de domingo seria aqui, foi quando me lembrei que tinha xerém de castanha de caju...hummm

Comprei o xerém porque gosto muito de usá=lo em arroz e em saladas, mas me deu uma vontadinha de colocá-lo na sobremesa.

Fiz uma massa de bolo branca básica e enquanto assava fiz um brigadeiro branco com o xerém.

O meu brigadeiro costumo fazer no microondas, mas quem preferir pode fazer perfeitamente na panela.

Usei duas caixas de leite condensado moça, duas colheres rasas de margarina sem sal e aproximadamente uma xícara do xerém.

Misturei tudo e coloquei no microondas e a cada minuto e meio eu tirava e mexia um pouco. Como eram duas caixas foram aproximadamente 7 minutos e meio.

Para a cobertura bati 3 claras em ponto de neve com uma pitada de sal.

Dissolvi 6 colheres de açúcar em meia xícara de água e deixei no fogo até ficar em ponto de fio e depois despejei nas claras em neve ainda com a batedeira ligada.

Acrescentei mais um pouco de mel as claras até ficarem doce o suficiente.

Com tudo preparado e frio.


Parti o bolo ao meio usando uma faca de serra grande (quando o bolo é grande uso um fio de linha para cortar) e acrescentei o recheio, faltando umas colheradas, pois quem resistiu a essa delícia...kkk



Bolinho recheado, bora espalhar a cobertura . Enfeitei com mel e o xerém.



Prontinho, sobremesa feita e aprovada.

Na segunda feira ainda restava um pouco menos da metade do bolo que foi para um pote plástico e congelador, afinal de contas ninguém merece começar a semana de regime com um bolo desses na mesa, não acham????????

bjs

Edi

13 comentários:

  1. Edi, que delícia isso,ai meu Deus.
    Vou ver se acho a castanha moída aqui.
    A inteira já vi, mas vem com sal, made in Brasil...rsrs..., aqui chamam de anacardo, nada a ver...rsrs...
    Se nao encontrar será que dá prá fazer com amêndoas?
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi nunca fiz com com as amêndoas mas já fiz com nozes e deu certo...kkk...então acredito que será a mesma coisa...kkk

      bjs

      Excluir
  2. Nem me fale!! Que lindo esse bolo! Hummmmm de comer de joelhos rezando!

    Bjsssss

    Kaku

    ResponderExcluir
  3. Edi, que lindo!
    Deve ter ficado uma delicia.
    Também faço brigadeiro no micro ondas, bem mais prático né?!
    Beijos
    Taís :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais acho que vale mesmo a pena encarar o micro...kkk

      Excluir
  4. A cara está ótima, ficou linda a decoração mas o que é xerém? É tipico da sua região ou sou eu a desinformada? rsrs. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xerém porque a castanha já vem picada...kkk...tem também o xerém de milho que conhecia como quirera...kkk...mas na verdade é o milho picado...kk....

      bjs

      Excluir
  5. Oi Edi,
    Parece delicioso, mas o que é xerem?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xerém porque a castanha já vem picada...kkk...tem também o xerém de milho que conhecia como quirera...kkk...mas na verdade é o milho picado...kk....mas se quiser pode usar a castanha inteira e triturá-la na hora de usar. Eu comprei o xerèm pq acho que fica mais gostoso tanto no arroz como na salada que é onde uso com frequência.... a tal gordura boa para a saúde.
      bjs

      Excluir
  6. Oi!
    Agora que eu aprendi o que é 'xérem'.
    Para mim 'xérem' é a terra do Zeca Pagodinho rs (por sinla muito prejudicada com as chuvas!!!)
    Delícia heim?
    Não dá para ver na foto, mas a faca é aquelas 'gigantes', coisa de profissional mesmo? Que chic!
    Isso é chic rs
    Eu comprei uma panelinha para fazer brigadeiro no microondas, muito fofa.
    Para 'brigadeiro de colher'!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faca não é profissa nada...kkk...mas é velha que só...kkk

      Como assim panela pra brigadeiro de micro..agora sou eu que nunca vi, nem ouvi falar...kk...por aqui vai na tigela mesmo..kkk

      bjs

      Excluir
  7. Oi Edi, oh céus, que delícia de bolo.
    Eu também não sabia o que era xérem...li os comentários para saber...kkkk
    Deve ter ficado muito bom esse bolo, nunca fiz a clara com mel. Mais uma para aprender também :D

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty gosto da combinação de castanhas com o mel..kkk...e achei que entrou bem nas claras...kkk...é só substituir um pouco do açúcar pelo mel, fca muito bom.
      bjs

      Excluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi