domingo, 5 de maio de 2013

Pão Caseiro

Se o pão branco de padaria já engorda imagina o pão caseiro...kkk....mas de vez em quando acho que poooooode...kkkk

Ingredientes

- 1 sachê de fermento
- 1 xíc. de leite morno
- 1 xíc de água morna
- 1 xíc de óleo (prefiro milho)
- 1 colher de margarina
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de sopa de sal
- 3 ovos
- aproximadamente um kilo de farinha de trigo

Bater todos os ingredientes menos o trigo, depois de tudo misturado vai acrescentando a farinha aos poucos até a massa soltar da tigela.

















Com a massa pronta cobrir e deixar descansar por mais ou menos uma hora ou até dobrar de volume.





Depois de crescer é só moldar os pães, no meu caso preferi rechear. Usei queijo coalho ralado com orégano , mas fica a critério.





 Deixar crescer por mais alguns minutos, pincelar com gema de ovo e é só levar para assar em forno pré aquecido por aproximadamente uma hora.


 Por aqui adoram comer o pão quentinho com manteiga . Vc gosta de pão caseiro??????

Ótimo domingo
bjs
Edi

15 comentários:

  1. MENINA...o que é isso?
    Amo pães, apesar de evitar um pouco, mas os pães caseiros são os meus favoritos, lembra infância...hum...
    Tenha um ótimo domingo,
    Beijus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jack.....tb acho que tem gosto de infância.
      Obrigada pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  2. Que delicia Edi, ótimas fotos. é igual a minha chambota que muitos estranharam o nome, não é nome típico da minha região ví no programa da Kátia - Mulheres. Agora esse recheio parece maravilhoso, quentinho então! Humm! Domingo lindo pra você. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jô......eu tb estranhei o nome da Chambota...
      por aqui o queijo coalho é muito consumido e nós aprendemos...kkk....

      Ótimo domingo pra vc. Obrigada pelo carinho.

      bjs

      Excluir
  3. Ai Edi isso é muito maldade com essa amiga aqui kkkkkkkk to salivando com esse pão maravilhoso. Vontade de comer tudo!! E quentinho então!!

    Bjssss e leva um pedaço pra Varanda!

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaku aqui amamos pão quentinho assim....
      Se eu levar pão na varanda Maria me expulsa de lá...kkk....agora só ta liberado a linha light na varanda, alias, a partir de amanhã por aqui tb será assim...kkk.....espero.

      bjs

      Excluir
  4. Sou doida pra fazer pães caseiros, mas tenho receio de não saber trabalhar com fermento biológico.
    Deu água na boca! essa última imagem, da manteiga derretendo, nossa!

    Edi, vi a postagem da janela de demolição que virou 'porta-retrato', ficou encantador! eu tenho uma lateral de berço-cama, que guardo pra essa finalidade. me inspirei.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina na cozinha, assim como na vida, errando se aprende...kkk...não tenha medo, não. Faz com amor que tenho certeza que vai dar certo...qualquer dúvida, se eu puder ajudar estarei por aqui.

      Fico feliz em ter te inspirado, vou aguardar seu porta retrato ficar pronto, n~so esquece de postar pra gente.

      bjs

      Excluir
  5. Ah....
    Amo pão caseiro e sinto falta da minha sogra que faz pães maravilhosos... ela vem de Minas pra passar o dia das Mães aqui... oh my God rsrsrs
    Sua massa é linda e deu água na boca aqui...kkk
    Têm receita de pão integral? Quero fazer hum..kkkk
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, o pão cem por cento integral eu nunca fiz, já usei essa receita colocando mais ou menos 300 gramas de farinha branca e completando o restante com uma mistura que era gérmen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos finos, farelo de linhaça (meio kilo de cada ) e gergelim 200 gr misturava tudo isso e deixava em um pote para ir usando nas receitas
      Essa mistura rende muito eu fazia e dividia com minha mãe...kkk....usava em massa de panqueca, misturava com banana amassada, vitamina de frutas, almondegas, bolo e tudo mais que ia farinha branca eu substituía parte por essa mistura...kkk.....uma era "natureba" que eu tive e coloquei a família toda na dança...kkk
      Mas voltando ao pão, eu usava essa receita e o pão ficava muito macio e saborosa principalmente por conta da aveia e do gergelim que eu adoro.

      Excluir
  6. Hum me deu água na boca... agora vou ter que fazer aqui em ksa...
    depois te digo se o meu ficou tão bonito como o seu...kkkk

    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Luciana muito obrigada pela visita e pelo carinho. Vou aguarda, hein....quero ver esse pão feito, viu...kk

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Edi,
    Quero que você conte o que não sabe fazer rs
    O pão está com uma cara deliciosa, e como disse, longe das minhas possibilidades culinárias.
    Adoro pão caseiro.
    Acho que o último que comi, foi em uma visita ao Sul, pão feito em forno a lenha...
    Olha o lado positivo, o 'da padaria' engorda menos rs
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah acredita que não sou boa em fazer pão? vou testar essa sua receita.tomara que de certo. bjs

    ResponderExcluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi