terça-feira, 19 de março de 2013

Bolo de laranja

Bom dia!!!!

Parece contraditório falar em reeducação alimentar, emagrecer e bolo, pode até ser mesmo, mas confesso que se eu não tiver um bolo simples em casa para comer com um cafezinho eu não resisto e acabo comprando um bolo de rolo ou qualquer outro bolo na padaria e com certeza qualquer dessas opções teriam mais calorias, então prefiro fazer um em casa usando frutas e reduzindo a medida do possível o valor calórico.

O escolhido da vez foi o bolo de laranja, adoro essa receita pois ela tem um gostinho acentuado da laranja e combina muito bem com um cafezinho e se encaixa no quesito de ser um bolo fácil de se preparar.



Ingredientes

uma laranja inteira (laranja pera)
quatro ovos
uma xícara rasa de óleo
uma xícara e meia de açúcar (seriam duas xíc. mas reservo meia para fazer uma cobertura)
duas xícaras de farinha
uma colher de fermento

A laranja é utilizada com a casca, parto em quatro para retirar o miolo branco e as sementes o que deixariam o bolo muito amargo, bato a laranja com os ovos e o óleo no liquidificar.

Numa vasilha misturo o açúcar com a farinha e o fermento e depois acrescento a mistura do liquidificador e mexo até incorporar tudo.

Coloco em forma untada e enfarinhada e levo para assar em forno pré aquecido.

Cobertura

Levo ao fogo meia xícara de açúcar com um pouco de caldo de laranja e mexo até dissolver, despejo imediatamente no bolo assado e salpico raspas de laranja por cima.


E vc passa bem sem um bolinho na hora do lanche?????? Qual a sua receita preferida???????

bjs
Edi



11 comentários:

  1. Oi Edimara, sabe que eu também sou assim, gosto de sempre ter um bolinho simples em casa para saborear com um cafezinho, seu bolo de laranja está com uma carinha deliciosa!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esses "costumes" são heranças de família...kkk...bom demais mesmo.
      bjs

      Excluir
  2. Que bolo de niver que nada!! Meu bolo predileto é o de laranja. Simples e saboroso. Gostinho de infância. Amooo e não passo sem nos finais de semana. Esses bolos são aqueles que não fazem feio com qualquer visita.

    Linda terça Edi!! Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kaku tem cara de infância, embora não seja o prediletos dos meus filhos eu amava e continuo amando esses bolos.
      bjs

      Excluir
    2. kkkk do meu tb. So gosta de bolo de chocolate e com calda rsrsrs

      Excluir
  3. Ei, Edimara, vim retribuir sua visita e conhecer seu blog! Adorei esse bolo... vou fuçar mais! rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Cynthia e pode fuçar á vontade.
      bjs

      Excluir
  4. Adoro bolos assim Edimara, simples porém, perfumados e deliciosos, adoro bolos cítricos combinam bem com um café, e perfeitos para aquela reunião familiar ou com amigos. Delicia de receita. Ficou lindo.

    ResponderExcluir
  5. Humm esse bolo fica realmente divino!.


    bj
    Meire

    ResponderExcluir
  6. Aí que delícia, um dos meus preferidos!
    Detesto bolo comprado, e amo fazer...rsrsr

    bjinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Olá Edimara!
    Passei para fazer uma visita e este bolo me chamou a atenção pela textura tão fofinha e lindo visual, amo bolo de laranja... gostei muito do seu blog e já vou ficando, te convido a conhecer o meu também!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi