terça-feira, 20 de novembro de 2012

Baú feito de tábua de forro

Boa tarde.

Quando minha caçula era pequena meu marido resolveu fabricar um baú para guardar brinquedos dela...com o dom de marceneiro nato...kkk...ele construiu esse baú com tábuas de forro, infelizmente não fotografei a primeira versão do baú, mas na época pintei todo de branco e fiz um monte de carinhas de bonequinhas coloridas, como a minha bonequinha cresceu e os brinquedos se foram acabei pondo textura e pintando-o de branco e lilás para compor o quarto e agora armazenar cobertas.


Na época ele ficou assim, mas a bonequinha cresceu mais ainda e acabou despejando o baú de vez do quarto dela e ai veio o dilema, o que fazer com o baú desprezado ??? Como eu poderia jogá-lo se foi feito com tanto carinho...
Pois bem resolvi acabar com a textura existente e encapá-lo com papel kraft, aquele que já usei na minha mesinha de centro, lembra???? veja Aqui


 
Marido lixou pra tirar aquela textura que  não foi nada fácil e desmontou pra euzinha poder pintar...kkk...olha como é a vida de arteira que mora em apartamento...pense num sufoco...



...mas enfim dei um fundo branco na parte inferior e na tampa apliquei o papel kraft, coloquei o papel
com o relevo pra baixo e passei uma camada generosa de textura em todo ele, virei em cima da tampa e fui apertando bem de leve pra ele fixar e a textura não sumir, fiz uma pátina na caixa do baú e colei umas tira do papel kraft para dar um efeito.

Passei laca indiana em todo papel, essa laca impermeabiliza e ficou assim...


Depois passei pátina cera marrom diluída com a laca indiana em todo papel e depois com uma boneca de estopa passei betume a base de água em todo o baú e ficou assim...

Depois resolvi fazer uns veios imitando madeira que vamos combinar ficaram medonhos, mas a preguiça de refazer deixou por isso mesmo..


Depois passei cera incolor em todo ele (cera de chão) colei um cordão enroladinho em toda volta do tampo pra dar um acabamento e preguei tachinhas ..


Recortei umas latinhas de cerveja, passei primer e envelheci com pátina cera nas cores ouro velho e ferrugem, fiz umas cantoneiras, colei com cola quente nos cantinhos e preguei tachinhas pra ajudar fixar...kkk ...e ficou assim..


Pronto o baú desprezado veio pra sala...kkk...fica nos pés do meu cabideiro e guardar todas as minha bolsas.


Final feliz pra meu báu que dessa vez escapou de ir para o lixo....kkk




2 comentários:

  1. Que baú lindo!

    Eu adorei, dá um trabalho mais ou menos hein? Mas o resultado vale a pena...

    Parabéns! Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Oi Edi!
    Eu tb não teria coragem de me livrar dele. E do jeitinho que está ainda serve para decorar festas infantis (quem sabe alugar?).
    Faria como vc - ia mudando a roupa dele conforme a ocasião. Já viu o preço de um baú?

    Abraços esmagadores e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi