terça-feira, 13 de novembro de 2012

Estante com pátina provençal - o antes e depois

Boa tarde.

  Hoje vou mostrar a transformação da minha estante de livros num louceiro.

Esta estante ficava num corredor do meu ap antigo, quando mudamos precisei de um louceiro e logo lembrei da minha velha estante, fiz uma pátina e cá está ela na minha sala de jantar.

Desocupei um quarto do ap só para lidar com ela. Marido desmontou-a todinha, lixei bem todas as peças com uma lixa bem fininha só para tirar todo o verniz.

Passei tinta branca a base de água em todas as peças, dei duas mãos para cobrir bem. Com um pincel próprio para pátina passei um amarelo bem clarinho fazendo a falsa pátina e depois com a lixa desbastei bem todos os cantos e quinas para dar o ar provençal.



Espero que gostem.

bjs
Edi

9 comentários:

  1. EDi que lindo seu blog!

    Estou encantada. Você é muito criativa e essa ideia de postar tudo organizadinho, vai lhe render um belo livro!


    São sonhos construídos!

    Amei, beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, faz um tempo que comecei a registrar as minhas "artes" e agora com a criação do blog tenho alguns trabalhos antigos pra postar e gostaria de ir postando aos poucos justamente pra ver se consigo organizar..kk..pelo seu comentário acho que estou conseguindo...kkk...que delícia.
      Realmente são sonhos construídos, para nós que participamos da era de transição da informatização valorizamos muito a facilidade que ela nos proporciona hj, talvez as gerações futuras não percebam esses valores.
      Obrigada.
      bjs

      Excluir
  2. É Edimara, desse jeito eu sou obrigada a te seguir, porque aqui só tem coisa boa, tudo do jeitinho que eu gosto. Um Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosaria ficarei muito feliz se vier a me seguir, pois admiro muito seu trabalho. bjs

      Excluir
  3. Muito bonita a sua "nova"estante. Linda. Parabéns. Posso perguntar que tinta e q. cor voce usou?... lembra ainda???..rs.....
    beijinhos pra voce.
    Orávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orávia a cor escura na verdade era a cor da madeira, meu trabalho foi tira o verniz, usei uma lixa fina e lixei só para tirar o brilho, depois passei um pano úmido para tirar bem o pó, quando secou passei tinta a base de água branca (usei suvinil que tem uma cobertura melhor) e foi ai que encobri o tom da madeira, passei umas duas demãos de branco e depois com um pincel próprio para pátina (tem em casa de material para construção) passei um amarelo bem clarinho (misturei corante amarelo na tinta branca) dei uma pinceladas aleatórias e depois de seca voltei com a lixa para tira a tinta dos cantinhos e dos detalhes para dar o efeito provençal.
      Espero ter tirado suas dúvidas, qualquer coisa fique á vontade para perguntar.
      Obrigada pela visita e pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  4. Eu de novo....
    E como conseguiu tirar toda aquela cor escura e brilhante????
    que trabalho, heim.
    bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deu muito trabalho não, daria mais trabalho se fosse tinta mas como era verniz foi só usar uma lixa fininha para tirar o brilho, a cor escura encobri com a tinta branca mesmo.
      bjs

      Excluir
  5. Obrigada, querida. Adorei seu trabalho e suas explicações.
    Continue fazendo essas artes maravilhosas.
    Parabéns, novamente.
    bjinhos pra voce.
    Continuarei visitando voce pra ver e aprender as novidades.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei sua visita e ficarei mais feliz ainda se vc deixar sua opinião.
Volte sempre
bjs
Edi