Molho de tomate caseiro zero gordura

Eu sei que existem várias receitinhas de molho por ai, mas confesso que pelo trabalho que dá eu nunca me animei a fazer, foi pensando nisso que resolvi fazer minha própria receita...kkk...eita bichinha preguiçosa.

Pois é o primeiro diferencial é que uso tudo, casca, semente e  polpa  aproveitamento total ....kkk...pico em cubo médios (para não dar muito trabalho, mas se preferir pode fazer em cubos menores.


Ingredientes:


- Três quilos e meio de tomates bem maduros
- duas cebolas grandes
- três dentes de alho grandes
- uma colher de tempero
- duas colheres de orégano seco
- duas colheres de salsa seca
- duas colheres de chimi churri (opcional)
- manjericão fresco

Modo de preparo:


Corto as cebolas em cubos e refogo com pingos de água( isso mesmo tudo light), vou mexendo e conforme noto que está começando a pegar no fundo da panela vou colocando pingos de água fervendo, quando vejo que as cebolas já estão transparentes coloco o alho socado, refogo mais um pouco e coloco  tempero pronto, o açúcar mascavo, orégano seco e chimi churri sem pimenta.

Acrescento os tomates picados no refogado e vou mexendo de vez em quando, quando percebo que os tomates estão começando a cozinhar, abaixo o fogo e acrescento um maço de manjericão fresco e com o mixer dou uma leve triturada (gosto do molho ainda rústico e fresco, por isso não trituro muito e nem deixo fervendo por horas).

Com o fogo alto e a panela destampada deixo ferver por mais um tempo ( uns cinco minutinhos) para reduzir um pouco a água, confiro o sal para ver se precisa alguma correção e pronto.

Embalo, deixo esfriar e congelo.



Uso esse molho no preparo em massas, carnes, pizzas, tapiocas, brusquetas e também sirvo com torradas.

As ervas podem ser variadas conforme a preferência e a despensa de cada um.

A textura também pode variar, se preferir pode triturar mais e até mesmo passar pela peneira.

Espero que tenham curtido e que façam pois vale muito a pena deixar de consumir aquele monte de química que existe nos molhos industrializados.

bjs
Edi



Postagens mais visitadas