Pão Italiano - Assado na panela

Depois de muito tempo sem postar, confesso que não sabia por onde começar...na dúvida resolvi fazer um pão pra comer com um belo de um vinho e deixar tudo fluir que um dia as coisas entram nos eixos ou não.....kkkk

Bem a receita tinha que ser boa e quer melhor que um pão, receitinha da família da Rita Lobo??? 

Isso mesmo receita fácil de fazer, mas que demanda uma certa paciência, pois é de fermentação lenta.




Bora para os ingredientes:


  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (cerca de 3 g)
  • 1 ¼ colher (chá) de sal
  • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • farinha de trigo integral para polvilhar

Modo de preparo:



    Coloque todos os ingredientes numa tigela grande e com uma espatula misture tudo até não sobrar mais nenhum grumo, a massa fica grudenta e não precisa sovar.

    Cubra a vasilha com papel filme e coloque num lugar abafado para que o pão possa repousar quietinho sem que ninguém fique mexendo com a vasilha. 

    Deixe descansar por no mínimo 8 horas e no máximo 18 horas, isso mesmo...tempo que só, mas vale a pena viu!!

    Depois desse tempo coloque uma panela (usei uma de cerâmica, mas pode ser de ferro ou barro desde que não tenha nada que derreta) com a tampa no forno para esquentar por 30 minutos num temperatura alta em média 230 graus.

    Polvilhe bem uma tábua com farinha de trigo e despeje a massa nela. Com a ajuda de uma espatula faça uma bola, dobrando a massa de fora pra dentro .

    Forre a vasilha que o pão estava crescendo com uma pano de prato limpo, polvilhe bem com farinha e volte o pão para esse pano, deixando as dobras para cima, assim que o pão for para panela elas ficarão no fundo. Esse pano vai ajudar na hora de colocar o pão na panela para assar.  

    Deixe crescer por mais trinta minutos que é o tempo da panela aquecer.

    Com muito cuidado retire a panela do forno e polvilhe com fubá ( a Rita usou farinha integral, mas o fubá funcionou bem), com ajuda do pano coloque o pão.  Usei uma faca de queijo bem fininha para fazer um X em cima do pão.

    Com a panela tampada volte ao forno por 25 minutos, depois desse tempo retire a tampa e deixe o pão corar (mais uns 20 minutos aproximadamente).

    Pão pronto coloque numa grade pra esfriar por pelo menos uns 15 minutos e terminar de assar por dentro.

    Ficou show de bola!!! Comemos como entradinha  junto com queijos, uma manteiga de erva, uma pastinha de gorgonzola e geleia de pimenta.

    Espero que tenham curtido e se programem para fazer pois vale muito a pena...




    Obs: Tenho procurado investir um pouco mais na  qualidade da farinha de trigo, já temos em alguns mercados a orgânica e até mesmo a farinha Italiana, são  mais caras, mas o resultado não se compara e a saúde agradece.

    Beijo grande

    Edi

      Postagens mais visitadas